A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

O ARCP iniciou as suas actividades de estrada deste ano com a realização do Passeio à Serra de Aire e Candeeiros.
O início da concentração estava marcado para as 9h00 nas instalações da F. J. Casal na vila de Alcanena. Desde cedo deu para perceber que o sol nos iria acompanhar durante todo o dia.
Após um reconfortante pequeno-almoço, os catorze participantes fizeram-se à estrada para uma primeira secção com um total de 50 km, onde se incluía uma prova de regularidade absoluta.
Percorrendo estradas que circundavam o rio Alviela os participantes chegaram ao local da sua nascente, onde se realizou uma visita ao Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio. Este Centro é um espaço de divulgação científica e tecnológica que proporciona aos seus visitantes, através de alta tecnologia, uma aventura em busca das origens do rio Alviela bem como de todo o CARSO (paisagem característica do Maciço Calcário Estremenho). Sem dúvida, uma visita do agrado de todos e uma experiência a repetir.
O almoço foi a etapa seguinte. Situado na localidade de Malhou, o restaurante O Malho brindou-nos com uma refeição simplesmente divinal. E mais uma vez, uma experiência a repetir.
Da parte da tarde realizou-se a segunda secção com um total de 80 km. Mais duas provas de regularidade absoluta e uma prova de regularidade de estrada na famosa Rampa de Porto de Mós. A paisagem característica destas serras foi uma constante ao longo desta secção, quer fosse nos seus planaltos tão característicos quer nos vales onde o sol já se escondia.
De regresso a Alcanena ainda houve tempo para um pequeno lanche e para as habituais despedidas.
A vertente paisagística, gastronómica, cultural e desportiva foram a nota dominante deste passeio que deixou a todos os participantes uma sentimento de regresso a esta região.
Um agradecimento especial à Câmara Municipal de Alcanena por toda a sua disponibilidade e à indispensável equipa de controladores.

Sancho Ramalho