História do ARCP

//História do ARCP
História do ARCP 2022-03-17T13:19:51+00:00

O Alfa Romeo Clube de Portugal / Clube Alfista de Portugal é uma instituição privada, legalmente constituída sob a forma de Associação sem fins lucrativos. O Clube foi fundado em 27 de novembro de 2001 por um grupo de entusiastas da marca de automóveis Alfa Romeo. 

O primeiro encontro dos futuros fundadores do Clube teve lugar em Lisboa, a 18 de Novembro de 2000, no Parque das Nações, em Lisboa. Foi ainda organizada uma participação portuguesa no Dia Nacional Alfa Romeo (Espanha), em Madrid (Jarama) e um encontro ibérico no Caramulo (13 e 14 de Outubro de 2001).

Em 2003, o importador da marca Alfa Romeo de Portugal reconheceu e documentou oficialmente o Alfa Romeo Clube de Portugal, como o primeiro e único Clube Alfista em Portugal.

O Alfa Romeo Clube de Portugal / Clube Alfista de Portugal – ARCP, tem como missão promover eventos automóveis e culturais, a troca de conhecimentos técnicos e a troca de informação entre os amantes da marca, de forma a divulgar e perpetuar a Alfa Romeo e as suas conquistas na o mundo automóvel.

Várias vezes por ano organizamos encontros informais no Norte, Centro, Oeste e Sul (zona de Lisboa) de Portugal. O Clube organiza anualmente o Dia Alfa, bem como vários eventos estáticos em Lisboa e Porto e eventos dinâmicos em todo o país e juntamente com outros clubes de marcas italianas, o “Passeio dos Italianos”. 

De dois em dois anos a ARCP organiza grande evento que vai a várias regiões de Portugal em Alfa Romeo – o Giro Alfisti Portogallo. Ocasionalmente organizamos Cafés Italianos (seminários informais com velhas e novas glórias do automobilismo nacional), vários passeios ao longo do ano e a Ladies CUP (troféu das senhoras). Claro que temos as nossas reuniões periódicas e estáticas (carros e café) principalmente em Lisboa e no Porto.

Em 2018 um grupo de 28 membros visitou Arese para as 1000 Miglia e visitou o Museu Alfa Romeo com o Sr. Marco Fazio.

A certificação de carros clássicos a nível nacional é feita em parceria com o Museu do Caramulo.

O Clube tem sede própria, WebSite, Instagram, Youtube Chanel e Páginas de Facebook (Alfa Romeo Clube de Portugal e Giro Alfisti Portogallo).

O nosso Clube não faz distinção por idade, história ou raridade do Alfa Romeo.

Todos os entusiastas da Alfa Romeo são bem-vindos.