ARRAIOLOS “TERRA DOS TAPETES”

//ARRAIOLOS “TERRA DOS TAPETES”

Arraiolos é uma vila portuguesa, famosa pelos seus tapetes, situada no Distrito de Évora, região Alentejo.
Arraiolos são ainda séculos de história de bordados feitos à mão, por gerações e gerações de bordadeiras, que fizeram chegar até aos nossos dias, o nosso mais genuíno artesanato; o “Tapete de Arraiolos”.
A referência escrita mais antiga, que até hoje é conhecida, está no inventário de Catarina Rodrigues, mulher de João Lourenço, lavrador e morador na herdade de Bolelos, termo de Arraiolos, onde pelo ano de 1598 é descrita a existência de hum tapete da tera novo avalliado em dous mill Reis.
No manha do dia 08 de Junho, os alfistas concentraram-se em Montemor o Novo a cerca de 22km’s de Arraiolos.
No Parque das Exposições de Montemor o Novo, teve inicio uma Prova de Regularidade à Figura com cerca de 39 km’s, em direção a Arraiolos.
Pelas 12h00 inicia-se a visita a uma unidade de Fabrico de Bordados, onde pudemos assistir a parte do fabrico artesanal do maior tapete do mundo, bordado à mão.
Em seguida a caravana alfista efectuou uma visita o Castelo de Arraiolos, que merecia uma maior atenção das entidades responsáveis, pela conservação do património Nacional.
Após visita ao Castelo, os Alfistas dirigiram-se para o restaurante Parque dos Leitões, onde puderam conviver, durante um típico almoço alentejano.
Pelo meio da tarde e findo o Almoço, fez-se a entrega dos Troféus do dia ao casal vencedor, Fátima Neves / Carlos Tempero, seguidos do casal Maria Fernanda Antunes / José Antunes e do António Pissarra.
Desta forma terminou mais esta incursão alfista, por terras do Alentejo.

2020-12-10T19:17:30+00:00 Junho 8th, 2013|